terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

A GAZETA - São Bento do Sul

Deisi e Fábio mostraram um pouco do teatro-arte
Foto: Jean Carlos Knetschik
 

Arte

Teatro encanta crianças da platéia
Espetáculo teve pouco público, mas cativou espectadores

Rio Negrinho – Cerca de 30 pessoas na primeira sessão de sábado da peça “Eram duas as vezes”, do Grupo de Pesquisa Teatral Nós em Cena. Na segunda sessão, duas horas depois da primeira, parcos cinco espectadores acompanharam a apresentação.
“Mesmo com pouco público, temos um compromisso de fazer o espetáculo”, conta a atriz Deisi Corrêa. O ator Fábio Beckert lamenta: “Poderia ter sido melhor, parece que as pessoas não valorizam o teatro”.
Mas as cinco pessoas que assistiram, uma mãe acompanhada de cinco garotinhas, aplaudiram com força ao final da peça. A pequena Nicole, de 6 anos, foi acompanhada da mãe Mara D. Gianni, 24. Ela aprovou a peça. Perguntada sobre qual a parte que mais gostou, responde sem pestanejar: “Todas”. Mara ficou admirada com o esforço da dupla de atores para apresentar sozinhos. “O canto traz mais emoção para as crianças e eles (os atores) se desdobram para fazer teatro só em dois”, comenta.
As duas sessões foram as últimas da peça em Rio Negrinho. Realizadas no Shopping Rückl, serviram para mostrar um pouco do que a dupla entende por teatro-arte. O texto fala sobre dois contadores de história vindos do mundo da imaginação. Munidos de um livro, contam duas histórias bastante conhecidas: “Rapunzel” e “João e Maria”. Elas foram adaptadas da versão original dos irmãos Grimm para um contexto mais alegre e de forma a ser toda rimada e com partes cantadas. O momento alto da peça conta com a apresentação das crianças da platéia. Elas representam um passarinho amigo de João e Maria e a casa da bruxa.
Na versão original, por exemplo, a bruxa que deseja jantar os dois irmãos perdidos na floresta, é trancada no fogão em chamas, na adaptação, a única coisa a queimar é a vassoura da malvada. Com o ato, uma maldição se quebra e ela se torna uma bondosa senhora que doa suas terras para os irmãos em agradecimento. Após a apresentação, um papo informal entre atores e público para apresentar melhor os objetivos do grupo. (JCK)
Fotos Jean Carlos Knetschik

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recadinho para Nós!